segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Dia do ProSucesso na Escola Secundária Domingos Rebelo

No dia 14 de setembro foram realizadas sessões sobre o Plano do ProSucesso da Escola para a comunidade educativa.


Ao longo do dia, tiveram lugar várias sessões de esclarecimento sobre o Plano do ProSucesso da Escola Secundária Domingos Rebelo para alunos, pessoal docente e não docente, bem como para encarregados de educação, dinamizadas pela presidente do Conselho Executivo, Helena Lourenço, e pela Coordenadora do ProSucesso, Filomena Semião.


Segundo a presidente da Escola, o “Plano continuará, assim, a representar todo o empenho, entusiasmo e esperança no percurso de aprendizagem e de progressão, ao longo do ano letivo, de todos os alunos, como foi exemplo o ano transato em que, apesar de haver ligeiras variações entre o valor pretendido e o alcançado, as metas, em termos de taxa de retenção, foram superadas”.


Aquando da apresentação do referido Plano, a coordenadora do projeto deu a conhecer as medidas a implementar no presente ano letivo, realçando o projeto Fénix-Açores, nas suas várias modalidades, para as disciplinas em que os alunos têm revelado mais dificuldades – Português, Inglês e Matemática. Assim, nos 7.º e 8.º anos, é aplicada a modalidade de apoio Fénix A-B-C nas disciplinas de Português e Matemática e, no 9.º ano, a modalidade de apoio Ninho, na maior parte das turmas, na disciplina de Matemática. A modalidade de apoio Fénix-turnos é implementada nos 7.º, 8.º e 9.º anos, na disciplina de Inglês. Outra das medidas que visa promover a melhoria das aprendizagens dos alunos é o Crédito Horário, no 9.º ano, na disciplina de Português, e nas turmas A, B e C desse ano, na disciplina de Matemática.


Foram, ainda, referidas outras medidas que visam promover o sucesso escolar dos alunos, nomeadamente, a diferenciação pedagógica em sala de aula; a definição de competências, metas e conteúdos para a obtenção de sucesso – nível 3; a sala de estudo; a tutoria; a política da escola em relação aos trabalhos de casa; o Gabinete de Intervenção Disciplinar; o projeto piloto para a disciplina de História; o projeto Direção de Turma: Mais é Melhor; CEDORE (clube escolar); o Curso de Verão de Português, Inglês e Matemática.


Por último, foi apresentado o “Programa de Prevenção da Violência e de Promoção da Cidadania em Meio Escolar”, que, segundo a psicóloga da escola, Carla Santos,  tem como objetivo  “baixar os índices de violência nas escolas dos Açores e promover a cidadania”.

Um artigo do projeto Fora de Portas

Enviar um comentário