sexta-feira, 24 de junho de 2016

Biblioteca ESDR: Newton gostava de ler... nos Açores - parte II

Durante o mês de fevereiro, a biblioteca dinamizou o segundo módulo do Projeto “Newton sabe ler...nos Açores”

Diz-se muitas vezes que "o amor move montanhas". Desta feita, o amor levou Casimiro, personagem do livro Os mistérios de Casimiro de António Pocinho, a pensar numa maneira de consertar o candeeiro danificado da sua amada Camila, que queria muito impressionar.
Na verdade, Casimiro é um adolescente que julga ser um extraterrestre, porque há uma variedade de acontecimentos que se passam na terra que ele não consegue explicar. Mas sabe que os objectos têm uma qualidade útil que é andarem-se sempre a estragar. Tal como a torradeira lá de casa que o pai tentou arranjar e acabou por fazer explodir. 

Um dia Casimiro e Camila vão ao cinema ver um filme de espionagem e é aí que Camila desabafa que gostava de ser casada com um agente secreto. Casimiro aproveita a oportunidade para lhe dizer que não se importava de ser um. No entanto, ela achava-o "pouco prático", expressão que este não entendeu muito bem, mas que o levou imediatamente a oferecer-se a reparar o tal candeeiro. 

O desafio estava lançado! Só que, na realidade, o nosso herói não sabia como resolver o problema, porque a única coisa de que se lembrava, e mal, era ver desativar bombas relógio em filmes de ação.

Agora era necessário ajudar o Casimiro a sair desta embrulhada! 

E, nessa sequência, surgiu a parte experimental: fabricar uma lâmpada de gelo. E foi o que os nossos pequenos eletricistas fizeram. Aprenderam a fazer um circuito elétrico simples, a ligá-lo a um LED e depois a transformá-lo numa lâmpada. Para tal, precisaram de um balão cheio de água com o LED lá dentro. Uma horas no congelador…e sai uma fantástica lâmpada de gelo. 

O resultado foi espantoso! Ora vejam!







Coordenadora da Biblioteca
Enviar um comentário