quarta-feira, 25 de março de 2015

Festa da Poesia: Dar vida à Escola e à Palavra

O dia Mundial da Poesia voltou a ser este ano um momento de encontro, de alegria e de festa.

A organização do evento esteve a cargo da equipa da biblioteca, tendo contado com a colaboração do Departamento de Línguas Românicas e com a participação muito significativa de docentes de outros departamentos curriculares bem como dos alunos. Ao longo de vários ensaios, sob a coordenação do ator João Malaquias e da professora Ana Isabel Serpa, os docentes em conjunto com os alunos treinaram a leitura e a declamação de poesia. Embora se tenha dado liberdade de escolha aos participantes, no sentido de lerem textos do seu agrado, conferiu-se destaque aos poemas de Vitorino Nemésio, Antero de Quental, Natália Correia, Emanuel Félix, Renata Correia Botelho, João Pedro Porto, Fernando Martinho Guimarães, Urbano Bettencourt, José Maria Aguiar Carreiro e Leonardo Sousa. Também se decidiu estender a celebração da palavra a outras artes que com ela convivem. Assim, para lá da leitura de poemas, foi com muita honra que um vasto auditório pôde assistir à interpretação de canções, de música e à performance de magias ligadas às palavras. À declamação dos textos o grupo "O Colectivo" juntou a excelente encenação de seis poemas do poeta Leonardo Sousa. Honraram a sua presença na Festa da Poesia no dia 20 de março, na nossa escola, os poetas Emanuel Jorge Botelho, Leonardo Sousa e Fernando Martinho Guimarães. O espetáculo terminou com a atuação do Grupo Recreativo e Cultural da nossa Escola. 


No dia 21 de março, o espetáculo foi levado à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, instituição que tem uma parceria formalmente assinada com a nossa escola. Os alunos e os professores levaram a família e os amigos. Foram, como sempre, muito bem recebidos. Estando num outro espaço, houve que adaptar a encenação, mas, com entusiasmo, tudo se fez. Não há dúvida de que a alegria da escola é este encontro feliz e eternamente renovado entre o professor e o seu aluno, numa humanidade de quem se constrói na presença do outro. Nesta noite de 21 de março, juntaram-se a nós os poetas Leonardo, João Pedro Porto, Urbano Bettencourt e Fernando Martinho Guimarães. 

O meu mais profundo e sincero agradecimento ao Conselho Executivo da escola, à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, aos poetas convidados, a "O Colectivo", ao ator João Malaquias, aos professores e alunos envolvidos nestas celebrações e ao pessoal não docente. A palavra poética ecoou viva e comovida. Quem a disse está de parabéns!

Coordenadora da Biblioteca da ESDR Ana Isabel Serpa

Sem comentários: