segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

XX Campeonato das Profissões

O Campeonato Regional das Profissões da responsabilidade da Dir. Regional de Emprego e Qualificação Profissional realizou-se de 17 a 21/2.

É, sem dúvida, uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, social e profissional para os jovens até aos 22 anos de idade, poderem apresentar uma candidatura em representação das respetivas entidades patronais, escolas do ensino regular, escolas profissionais ou até mesmo individualmente. 


Este evento surge com o propósito de selecionar os representantes açorianos no Campeonato Nacional a realizar na cidade do Porto no próximo mês de maio, servindo o mesmo como um pilar na valorização do estatuto social da formação profissional, favorecendo o reconhecimento das vias profissionalizantes como opção de sucesso para a inserção na vida ativa.

No campeonato foram realizadas provas nas diferentes áreas: Contabilidade, Desenho Assistido por Computador - AutoCAD; Eletricidade de Instalações, Gestão de Redes Informáticas, Receção Hoteleira, Segurança e Higiene no Trabalho, Serviço de Mesa e Bar e Tecnologia de Informação e Comunicação.

A nossa escola, no âmbito do seu Plano Anual de Atividades, participou pela primeira vez, sob a orientação do prof. Libério Câmara, com os alunos Joana Oliveira, Sílvia Freitas e Frederico Ferreira, do 12ºano do Curso Profissional de Técnico de Contabilidade, e que realizaram provas na profissão de Contabilidade, num total de 24 horas em competição prática.


Os resultados finais obtidos sorriram para a nossa escola que alcançou um segundo e terceiro lugares, sendo a primeira vez que uma escola do ensino regular participa no evento. O vencedor da prova de contabilidade e, consequente medalha de ouro foi João Andrade, aluno da EPROSEC, com classificação de 19,8 valores (99,04%), tendo ficado em 2º lugar, e, por conseguinte com a medalha de prata, Joana Oliveira, com a classificação de 19,6 valores (98,02%) e na 3ª posição com medalha de bronze Sílvia Freitas com a classificação de 18,36 valores (91,79%) ambas da ESDR.

Desde 1998, na profissão de contabilidade, os representantes açorianos no referido campeonato têm vindo a obter classificações no pódio, entre as quais seis medalhas de ouro, indiciando que os melhores a nível nacional têm vindo a ser açorianos.

Os Campeonatos das Profissões são encontros onde os jovens têm oportunidade de competir entre si, demonstrando, avaliando e comparando as suas competências profissionais.

Parabéns a todos os intervenientes.

Professor Libério Câmara
Enviar um comentário