sexta-feira, 17 de outubro de 2008

I Semana da Leitura

A Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, integra no seu plano anual de actividades para este ano lectivo um projecto intitulado “Ler mais e melhor”, dinamizado pela equipa da Biblioteca/Centro de Recursos, em parceria com o Conselho Executivo. O projecto desenvolve-se de forma concentrada em duas semanas da leitura, uma em Outubro e outra em Fevereiro, que visam sensibilizar os alunos, bem como toda a comunidade escolar, para a necessidade de ler bons livros e de desenvolver uma prática contínua de leitura.
A I Semana da Leitura, a ter lugar entre 21 e 23 de Outubro, irá ter um programa muito diversificado. No dia 21, às 10 horas, abrirá a feira do livro para as mais diversas faixas etárias de que a escola se compõe, um evento desenvolvido em parceria com a Livraria Solmar, e onde todos poderão adquirir livros a preços mais baixos.
A feira incluirá espaços pedagógicos dedicados aos Prémio Nobel da Literatura, bem como a Fernando Pessoa, cujos 120 anos de nascimento irão ser celebrados. Esta homenagem a Pessoa irá ser feita quer em espaço de sala de aula, quer em ateliê pedagógico, de modo que os alunos possam conhecer melhor os textos do poeta modernista, ouvir canções feitas a partir dos seus poemas, criar textos “à maneira de Pessoa”, fazer declamações.
No dia 23 de Outubro, Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a Escola Secundária Domingos Rebelo contará com a honrosa presença da poeta Renata Correia Botelho, que dinamizará uma aula sobre poesia com alunos do Ensino Secundário, a quem também falará do que é ser poeta, bem como da sua própria poesia.
A I Semana da Leitura contará com o envolvimento da maioria dos docentes da Escola, que irão orientar os alunos no sentido de lerem mais e melhor, veiculando a mensagem de que a leitura nunca cairá em desuso e desempenha um papel fundamental na nossa vida. Relembremos, a este propósito, Bernardo Soares (heterónimo de Fernando Pessoa) no seu Livro do Desassossego: “Não choro por nada que a vida me traga ou leve. Há, porém, páginas de livros de prosa que me têm feito chorar. Lembro-me, como do que estou vendo, da noite em que, ainda criança, li pela primeira vez numa selecta o passo célebre de Vieira sobre o Rei Salomão. “Fabricou Salomão um palácio…” E fui lendo, até ao fim, trémulo, confuso; depois rompi em lágrimas felizes, como nenhuma felicidade real me fará chorar, como nenhuma tristeza da vida me fará imitar.”.

A equipa da Biblioteca/CRE

Sem comentários: