segunda-feira, 17 de outubro de 2016

ESDR tem Quinta Pedagógica!

Situada na zona envolvente ao edifício central, a Quinta Pedagógica  é um projeto criado pelo docente José Cabral, inserido na disciplina de Tecnologias na Área Agropecuária do Curso Uneca (Formação Profissionalizante).


Na Quinta Pedagógica, dividida em diversas áreas:  Horta, Pomar,  Jardim de Ervas Aromáticas, Compostagem e  Pecuária, (re)vivem-se tradições rurais da nossa ilha. Ali, é possível participar nas atividades diárias e próprias de uma quinta com animais e mundo agrícola, executando tarefas do dia a dia. A Quinta pretende fazer parte da vida escolar não só dos alunos diretamente implicados, mas de toda a comunidade escolar. Para tal, foi criado um Bilhete de Identidade de cada animal da Quinta, sendo-lhes atribuído também um “padrinho” que, como o nome indica, será de alguma forma responsável pelo respetivo “afilhado”, contribuindo-se assim para o envolvimento do universo escolar no projeto.


É de salientar que, ao  projeto, estão  associadas entidades como Câmara Municipal de Ponta Delgada, com apoio veterinário, o Serviço de Desenvolvimento  Agrário de São Miguel, com apoio técnico nas diferentes valências da Quinta Pedagógica, ainda, a Cooperativa Bom Pastor e a Frutaria Líder Frutos do Paim.

Um artigo do projeto Fora de Portas

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Domingos Rebelo participa na “Marcha do Coração”


No dia 7 de outubro, todas as escolas de Ponta Delgada foram convidadas a participar em mais uma edição da “Marcha do Coração”. Este evento, organizado anualmente pela EBI Canto da Maia, contou, naturalmente, com a presença de alunos e professores da nossa escola.


O palco escolhido, este ano, para o acontecimento, foi a Alameda do Mar, junto do Anfiteatro ao ar livre, situado na zona das Portas do Mar, em Ponta Delgada.

Foi mais uma vez um evento muito participado, onde, além de conselhos úteis sobre alimentação, saúde e hábitos de vida saudável, os alunos tiveram a oportunidade de participar numa Mega-aula ministrada pelo professor António Canotilho, dinamizador do projeto da EBI Canto da Maia.


Um artigo do projeto Fora de Portas

Formação: “Introdução à Língua e Cultura Clássicas”


Em 30 de setembro, decorreu, na E.S. D. R., a ação formativa para docentes no âmbito do projeto «Introdução à Cultura e Línguas Clássicas», dinamizada  pela professora Susana Marta Pereira, coordenadora nacional do University of Cambridge School Classics Project, a convite da Direção Regional da Educação.  Com esta área, já disponibilizada nas escolas do Continente, como oferta formativa, pretende-se “em linha com o eixo 1 do ProSucesso, o desenvolvimento cultural e linguístico dos nossos alunos, com particular destaque para o conhecimento mais profundo da língua materna e das suas raízes”, reconhecendo-se, assim, a importância da cultura clássica e das línguas latina e grega na formação dos discentes.

Um artigo do projeto Fora de Portas

Alunos da Bretanha francesa do Lycée Félix Le Dantec

A Escola Secundária Domingos Rebelo, em parceria com a Escola Secundária da Ribeira Grande, recebeu no dia 4 de outubro um grupo de 45 alunos e 4 professores de Lannion Rennes do Lycée Félix Le Dantec. Este grupo foi oficialmente recebido, no dia 6, pela presidente do Conselho Executivo, Helena Lourenço,  no auditório da escola, onde alunos franceses e portugueses partilharam vídeos realizados pelos mesmos, de forma a conhecerem aspetos das respetivas regiões de residência/países. O programa foi rico e vasto, contando com a colaboração das Câmaras Municipais de Ponta Delgada e Ribeira Grande, Juntas de Freguesia da Conceição e da Matriz, da cidade da Ribeira Grande, Associação Agrícola, Bensaúde, unidades industriais do concelho da Ribeira Grande, Universidade dos Açores, Amigos dos Açores, Sogeo, Museus, pais e encarregados de educação, entre outros.