quinta-feira, 13 de novembro de 2014

IV Corta-Mato Escolar Domingos Rebelo

Realizou-se no passado dia 13 de Novembro a quarta edição do corta-mato escolar Domingos Rebelo, com vista ao apuramento dos melhores 6 atletas, por escalão, para a competição na fase de ilha e que se realizou, mais uma vez, no jardim António Borges. 
Esta atividade, que tem vindo a ficar cada vez mais exigente pela participação de alunos que, ano após ano, se assumem como candidatos à vitória, reuniu um total de 164 alunos dos quais 43 raparigas e 121 rapazes. A competição foi forte e a luta pela vitória esteve presente em todas as provas mesmo naquelas onde os "craques" participaram, o que mostra que o convívio gerado pelas atividades físicas desportivas e a participação ativa na organização das atividades, são uma forma privilegiada de formação e de integração, tal como promove o desporto escolar. 
A prova foi organizada e coordenada pelo departamento de educação física da escola.



Resultados

Infantis B Feminino


1º Maria Pastor; 2º Raquel Pereira; 3º Filipa Couto

Infantis B Masculinos


1º Miguel Ventura; 2º Alexandre Figueiredo; 3º Leonardo Camara

Iniciados Femininos


1º Inês Gonzaga; 2º Andreia Ambrósio; 3º Solange Freitas

Iniciados Masculinos


1º Carlos Lito; 2º Frederico Zeferino; 3º Gonçalo Estácio

Juvenis Masculinos


1º André Sousa; 2º Rodrigo Chaves; 3º Diogo Medeiros

Juvenis Femininos


1º Maria Matos; 2º Nicole Narciso; 3º Beatriz Couto

Juniores Femininos


1º Joana Almeida; 2º Ana Massa

Juniores Masculinos



1º João Viveiros; 2º Paulo Martins; 3º Carlos Raposo




Resultados finais




quarta-feira, 12 de novembro de 2014

“Este Natal Ofereça um Animal”, DO CANIL MUNICIPAL DE P.D.

No passado dia 12 de novembro um grupo de alunos do 9º ano de escolaridade, da escola secundária Domingos Rebelo, visitou o canil municipal de Ponta Delgada, com o objectivo de iniciar uma campanha de sensibilização contra os maus-tratos e abandono de animais, integrada na área curricular não disciplinar de educação cívica. Surgiu, assim a ideia de criar o slogan “Este Natal ofereça um animal”.


Dada a preocupação quanto aos maus-tratos e abandono de animais decidiram ajudar aqueles, a quem se referem como seus “amiguinhos”, na procura de alguém que se disponha a adotar ou a oferecer um destes animais, aproveitando esta época natalícia, a quem deseje dar afeto e gozar da companhia de um fiel amigo.

Ao chegar ao canil, os alunos foram recebidos por Vergílio Oliveira, veterinário, o qual informou sobre o funcionamento do canil, alertou para a necessidade da comunidade ser sensibilizada para o controlo da reprodução dos seus animais, bem como, para a consciencialização dos custos e responsabilidade que um animal exige. Caso contrário, os problemas no canil agravam-se com o crescente aumento de animais que ali chegam.

Os alunos tomaram conhecimento que anualmente, em média, são adotados 400 animais. No entanto, três vezes mais não têm, infelizmente, a mesma sorte.

Ao animal que é adotado, o canil municipal de Ponta Delgada, para garantir o seu bem-estar, introduz-lhe um chip para que este nunca mais fique em situação de abandono, é-lhe aplicado, ainda, vacinação, desparasitação e direito, quando adulto, a ser esterilizado, tudo isto por um custo, a quem adota, muito irrisório, que tem como intenção consciencializar para a  responsabilidade de ter um animal.  

Da visita de estudo, ficou nos alunos a ideia, de ali haver gente dedicada ao bem-estar dos animais, de gente que diariamente espera pela visita de alguém que traga consigo a boa sorte de um animal que espera sem saber até quando!

Os alunos do 9º ano de escolaridade, Educação Cívica, Escola secundária Domingos Rebelo.