sexta-feira, 3 de junho de 2011

Projeto “Ler para Ser”: a partilha de experiências

O projeto de leitura “Ler para Ser”, impulsionado por professores e alunos do 10.º ano da Escola Secundária Domingos Rebelo e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian, visa minimizar as dificuldades de aprendizagem, bem como dotar os alunos de competências que lhes propiciem boas práticas de leitura e acesso ao conhecimento. Iniciado em setembro de 2010, encaminha-se para o seu final. 
           
As atividades com os alunos foram executadas dentro do espaço de sala de aula, tendo, no entanto, havido também partilha de experiências de leitura entre alunos do 10º ano. Grande parte dos trabalhos apresentados publicamente teve lugar no dia 27 de abril, das 10h15 às 13h25 e envolveu alunos das turmas A, C, D, G, I, J e K, que, recorrendo às novas tecnologias de informação, apresentaram as suas leituras de obras de vários escritores portugueses e estrangeiros, tais como Eça de Queirós, Miguel Torga, Vergílio Ferreira, Mário Dionísio, José Saramago, António Feio, Mitch Albion, Antoinette Moises, Mildred Taylor, Karl Sealy, Uwem Akpan, Tahar Ben Jelloun. Estes trabalhos foram apresentados para alunos de cinco turmas, também do 10.º ano, com a finalidade pedagógica de promover o conhecimento de obras interessantes para a faixa etária daqueles alunos e suscitar neles o gosto pela leitura, a aquisição de competências tanto de estratégias de leitura como de comunicação oral.
           
Conforme previsto no projeto “Ler para Ser”, também se realizou no dia 27 de abril um workshop sobre leitura, intitulado “Ler …para quê?”, com a duração de 3 horas, dirigido a alunos do 10º ano implicados no projeto. Dinamizado pela docente universitária, professora doutora Susana Mira Leal, o workshop, que contou com a presença de vinte e um alunos, decorreu na Biblioteca da Universidade dos Açores. Reiterado pela própria, o wokshop assumiu o propósito de valorizar a leitura como meio de acesso à informação e aquisição de conhecimento, reconhecer as bibliotecas como espaços privilegiados de acesso à informação e desenvolver competências, quer de pesquisa de documentação em bases de dados bibliográficas, quer de localização, registo e tratamento de informação em documentos de diversa natureza em função de determinados objetivos de leitura. Tais objetivos foram, na globalidade, alcançados. Para alguns alunos, a parte mais significativa do workshop foi a visita à biblioteca, a pesquisa na base de dados e a localização dos documentos nas prateleiras enquanto, para outros, foi o facto de terem desenvolvido competências no âmbito da leitura.
          
Com vista a dar a conhecer à comunidade educativa outros trabalhos realizados no âmbito do Projeto “Ler para Ser”, optou-se por fazer uma exposição que decorreu de 27 de abril a 2 de maio no átrio da escola. Estes trabalhos resultaram de leituras feitas, em várias disciplinas, tais como, Inglês, Literatura Portuguesa, Português, Alemão e História e assumiram formatos variados: portefólios, cartazes, panfletos, pequenos livros ilustrados, compilação de trabalhos apresentados em PowerPoint, desenhos que ilustravam sequências narrativas, comentários a pinturas de Almada Negreiros sobre leitura, apresentações em PowerPoint em projeção contínua. Também estiveram expostos alguns exemplares de livros adquiridos com o financiamento da escola e da Fundação Calouste Gulbenkian, conforme «Termo de Aceitação» do projeto «Ler Para Ser».
          
Num futuro muito próximo, as atividades inerentes ao projeto em causa serão também divulgadas na página da Biblioteca/Centro de Recursos Educativos que está em fase final de construção. Esta tarefa está a cargo de um aluno do 12.º ano do Curso Tecnológico de Multimédia, supervisionado pela professora Rosa Veiga.
      
«Ler para Ser» aproxima-se da sua etapa final, a realização de um poster, que será apresentado a toda a comunidade educativa e que pretende ilustrar percursos de muitas leituras que certamente se integram na construção do ser de cada um.

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