sexta-feira, 22 de maio de 2009

Visita de estudo à fábrica de chá Porto Formoso e às Furnas

Os alunos da turma B do oitavo ano e os alunos da UNECA de autistas da Escola Secundária Domingos Rebelo tiveram, no passado dia 22 de Abril, um dia de aulas diferente. Estes alunos participaram numa visita de estudo à Fábrica de Chá Porto Formoso e à freguesia das Furnas, no âmbito dos trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos pela turma subordinados ao tema: “Açores…uma paisagem a proteger”.
A primeira paragem foi na fábrica de chá Porto Formoso, onde os alunos tiveram a oportunidade de assistir a um documentário sobre a história da fábrica e visitar as instalações da mesma. No final da visita, foi-lhes proporcionado a prova de um dos tipos de chá produzidos nesta entidade fabril.
Na próxima paragem, miradouro do Pico do Ferro, os alunos puderam observar a caldeira das Furnas, com a sua lagoa, e relembrar alguns conceitos de vulcanologia aprendidos no ano anterior.
Ao pé da Lagoa, os alunos puderam observar a retirada das panelas de cozido, e constatar como se pode fazer o aproveitamento do calor geotérmico para confecção deste tão conhecido prato. E, porque se trata de um prato típico do local visitado, foi possível almoçar esta iguaria num restaurante da freguesia.
Depois do almoço, o grupo visitou a freguesia, parando junto aos locais de interesse turístico e junto às fontes de água ai existentes, de forma a recolher informação sobre a temperatura, o pH, a cor do depósito e o gosto das mesmas, bem como para recolher amostras de água para serem analisadas na escola.
A visita de estudo foi muito importante para esta turma, pois os alunos não só puderam verificar, “in loco”, algumas das aprendizagens realizadas na sala de aula, como recolher material para o desenvolvimento do seu projecto, e também puderam conviver uns com os outros, num espírito de inclusão, e com os professores acompanhantes (Manuela Castro, Maria João Silva, Nélia Rosa e Vera Máximo), de uma forma mais informal e descontraída.

[Fotos]

Um artigo do Projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: