quinta-feira, 26 de março de 2009

Gestão de resíduos – uma moda ou uma necessidade?

No âmbito da Área de Projecto do 12.º ano, e no domínio da Biologia, um grupo de alunos das turmas B e C, fortemente motivados pelas questões do desenvolvimento sustentável e reconhecendo alguma passividade, quiçá mesmo ignorância, da população no que se refere à separação e reciclagem de resíduos, escolheu trabalhar o sub-tema “Gestão de resíduos nos Açores”, no contexto do tema geral “Ambiente e Bem-estar”.
No seu projecto de trabalho consideraram importante recolher informações sobre o grau de conhecimento da população escolar e da população em geral, relativamente à separação e reciclagem de resíduos. Para o efeito, elaboraram um inquérito, já aplicado a 350 indivíduos de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 10 e os 80 anos.
Entretanto, a escola recebeu da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel (AMISM) cartazes a divulgar o concurso “Toca a reciclar”, aberto aos alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, cujo principal objectivo é sensibilizar e consciencializar a comunidade escolar para a separação e reciclagem de resíduos, com vista à posterior colocação, na escola, de contentores para a recolha selectiva, quer nas salas de aula, quer noutros locais do recinto escolar. Foi neste contexto que o grupo de trabalho assumiu a tarefa de planificar, agendar e implementar sessões de sensibilização nas turmas do 3.º Ciclo, chamando a atenção para a importância da separação de resíduos, não só em casa, mas também na escola. Assim, as sessões de sensibilização iniciaram-se no passado dia 9 do corrente mês de Março e prolongam-se até ao dia 27 do mesmo mês.
Ainda no âmbito do “Toca a reciclar”, o mesmo grupo de alunos está a elaborar uma letra alusiva ao tema da separação e reciclagem de resíduos colaborando, desta forma, com os colegas do 8.º ano que aderiram ao concurso e que, na área de Investigação e Apoio Multidisciplinar (IAMD), orientados pelas respectivas docentes, estão a construir instrumentos musicais utilizando, para o efeito, materiais recicláveis. O objectivo é constituírem uma banda musical que, no início do 3.º período, animará a escola, aquando da recepção dos contentores de recolha selectiva, entregues pela AMISM, na pessoa da senhora Engenheira Cecília Gregory.
Conscientes de que vivemos numa sociedade consumista, - do compra, usa, deita-fora -,a gestão de resíduos assume uma importância sem precedentes e, implementar a recolha selectiva na escola é, por certo, uma forma de contribuir para a educação dos homens e mulheres de amanhã, responsáveis pela conservação dos recursos do Planeta, sem o que a sobrevivência das gerações vindouras será fortemente ameaçada.

Um artigo do projecto "Fora de Portas"

Sem comentários: