sexta-feira, 30 de maio de 2014

Bibliodisseia: O Gosto de Virar a Página de Um Mesmo Livro

A equipa da biblioteca organizou uma exposição que mostrou as etapas de restauro dos livros antigos e que foi visitada por muitos alunos e professores que se congratularam com a iniciativa.

Coordenadora da Biblioteca Ana Isabel Serpa

sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Cultura Açoriana na obra de Domingos Rebêlo

Domingos Rebêlo criou uma iconografia onde se inscreve a cultura açoriana. Associada às atividades agricolas ou piscatórias quando o contexto é a natureza, ou as atividades artesanais quando o cenário é a cidade, a vila ou a aldeia, a figura humana confunde-se com a Natureza e é una, integra-se nela. Ao contrário da sociedade industrializada que observou nos seus tempos de estudante em Paris, nos Açores o laço com as origens, as tradições, a religião e a Natureza ainda não foi quebrado. Em contracorrente aos vanguardismos da pintura do século XX, Domingos Rebêlo expressa artisticamente que o ser açoriano ainda mantém uma certa pureza e não sofreu uma desestruturação, não se fragmentou, não se aniquilou, não caiu no niilismo. Na sua pintura, deparamo-nos com o culto da interioridade, ao voltar--se para dentro de si mesmo, que é uma característica açoriana de introspeção e própria do isolamento geográfico. As pesquisas do pintor buscam penetrar na psicologia e na alma açoriana e tentam defini-la e dar-lhe uma identidade. O levantamento etnográfico visa preservar uma memória e uma descoberta de si mesmo. Domingos Rebêlo dá voz ao silêncio do povo açoriano. 


Jorge Rebêlo

Ponta Delgada, 23 de maio

EcoEscolas e Educação Tecnológica

Foram realizadas duas atividades no âmbito do Projeto Eco-Escolas, dinamizadas pelo grupo de Educação Tecnológica, orientado pelo coordenador do projeto, professor Sérgio Silva, ao longo dos meses de abril e maio. A primeira atividade, denominada “Horta Biológica”, consistiu na construção de uma estrutura em madeira, com o apoio do Professor Manuel Silva e em conjunto com os alunos do 9º E, para suporte de vasos destinados à plantação. A segunda atividade foi relacionada com a participação no Valorfito, no âmbito do Projeto Eco-Escolas, com o intuito de motivar os alunos para as boas práticas agrícolas e ambientais que passou pela elaboração de um almanaque efetuado pela turma do 9º D, sob orientação da professora Ana Maio, feita passo a passo, desde a construção do caderno, encadernação, até ao resultado do livro final.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Conferência de Jorge Rebêlo na ESDR

Foi com regozijo que o Núcleo Documental sobre Domingos Rebelo acolheu, a 16 de maio, a conferência sobre a vida e a obra do patrono, dinamizada por Jorge Rebêlo.

O conferencista destacou a importância dos estudos feitos pelo Mestre em Paris, os bons frutos que resultaram da interação do seu avô com os modernistas, o misto de correntes pictóricas que se concentram na sua obra.

Os alunos ficaram cientes do relevo que a pintura e os desenhos do ilustre artista micaelense desempenham no seu (e no nosso) processo identitário. 

Jorge Rebêlo ensinou-os a decifrar pormenores dos quadros, mostrou os estudos preparatórios, os desenhos, os esquissos, dando-lhes a entender o rigor que o artista colocava no que fazia. Conferiu destaque à representação da figura humana, ao sentimento e ao humanismo posto em cada uma, como se o pintor, através do rosto e do olhar dos retratados, conseguisse devolver a harmonia aos homens e ao mundo em que eles vivem. 

Bem-haja, Jorge Rebêlo, pelo trabalho incansável que tem desenvolvido na divulgação da obra do seu avô.

Coordenadora da Biblioteca Ana Isabel Serpa

Encontro(s) com João Pedro Porto

A 16 de maio, na nossa escola, alunos do Secundário apresentaram aos colegas as suas experiências de leitura da obra do escritor João Pedro Porto.


Estiveram envolvidos nesta atividade os alunos Rodrigo Câmara, António Ramos, Manuel Silva, Joana Silva Melo e Júlia Viveiros, que estão de parabéns pelo modo como se prepararam e pela clareza das suas exposições.


A 17 de maio, no âmbito de uma parceria assinada entre a nossa escola e a BPARPD, os mesmos alunos marcaram novo encontro com o escritor. Desta vez, coube também à aluna Júlia Viveiros interpretar o conto “O Homem da Mansarda”. Além disso, a professora Isaura Pereira traçou um percurso possível de leitura dos três primeiros romances, e a professora Ana Isabel Serpa propôs que “Porta Azul para Macau” constituísse o objeto de leitura de um projeto interdisciplinar, tendo ainda apresentado algumas linhas interpretativas deste último romance.


O escritor mostrou-se extremamente agradado com a atitude dos alunos, tendo agradecido às duas docentes e à escola o envolvimento e o carinho posto na dinamização do evento.


Coordenadora da Biblioteca Ana Isabel Serpa

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Professor James Kakalios visita a nossa escola

No dia 6 de maio, o prof. James Kakalios, da Universidade de Minnesota, visitou a nossa escola através da embaixada americana, à luz de um protocolo estabelecido entre a ESDR e a Universidade dos Açores.

Autor, entre outras, da obra The physics of superheroes, o docente universitário baseou-se, nesta conferência, em figuras da banda desenhada e mostrou que é possível aprender física recorrendo a aventuras do Homem Aranha, do Superhomem, do Xman.

Com um excelente poder de comunicação e um humor contagiante, o professor Kakalios apresentou uma palestra muito interessante e acessível, que rapidamente prendeu a atenção de todos. 


quinta-feira, 8 de maio de 2014

Olimpíadas da Física 2014

A ESDR está de parabéns.
A nossa escola foi a grande vencedora das olimpíadas de física 2014, arrecadando medalhas de ouro, prata e bronze e uma menção honrosa.

No escalão A a equipa constituída pelo João Rodrigues e Miguel Carreiro do 9ºA e Pedro Amaral do 9º D, ficou em 3º Lugar, sendo a medalha de ouro para a escola da Madalena (Pico) e a de prata para a escola das Flores. No escalão B, o Pedro Pereira (11ºA) ganhou a medalha de ouro, a Joana Melo (11ºB) a medalha de prata e o Gonçalo Carrola (11ºB) recebeu uma menção honrosa. A medalha de bronze foi recebida por uma aluno da ESAQ.

A equipa vencedora do escalão A (Madalena do Pico) e os três vencedores do escalão B irão a Lisboa em Junho participar nas olimpíadas nacionais de física.



A todos os mais sinceros parabéns.

Dia Mundial do Teatro 27 de março de 2014

A equipa da biblioteca, em conjugação com o Departamento de Línguas Românicas, celebrou o Dia Mundial do Teatro que se assinalou pela representação em fantoches da peça Felizmente Há Luar!, de Luís de Sttau Monteiro. A turma H do 12º ano envolveu-se intensamente na produção deste trabalho de encenação teatral, tendo sido orientada, ao nível da leitura, de atores e representação final, pelo professor Pedro Medeiros. A ideia de utilizar o fantoche como recurso teatral partiu da professora Vera Máximo, que, nas aulas de Desenho, explicou a técnica e a conceção deste tipo de figura.

A encenação da peça foi vista por todas as turmas do 12º ano, o que se revelou num ato de profunda aprendizagem, por se tratar de um conteúdo da disciplina de Português.

O Dia Mundial do Teatro contou também com uma conferência dinamizada pelo ator e cenógrafo Armando Moreira, que, perante uma plateia de jovens do ensino secundário, se referiu à importância do teatro, da escrita e da arte. Entusiasmou os alunos com vista à aprendizagem da voz, da dicção e do gosto pela palavra. De forma contagiante, o conferencista cativou os alunos, mostrando-lhes que o teatro, os atores e os homens de cultura sabem comunicar, trabalham intensamente a palavra e os gestos, conseguem exprimir-se e que essa capacidade é determinante na vida das pessoas e as torna mais felizes.

A afeição pelo teatro será ainda marcada este ano letivo pela encenação da peça Mónim dum Corisco, de Onésimo Teotónio de Almeida, que está a ser ensaiada pela professora Isaura Pereira a apresentar no final de maio.



Professoras: Ana Serpa/ Graciete Peixoto

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Jorge Loures a caminho dos E.U.A.

Jorge Miguel Loures, 18 anos, aluno do 12º B da Domingos Rebelo, foi selecionado para participar num evento inter-cultural único - o Benjamin Franklin Transatlantic Fellow Summer Institute 2014 - 28/6 a 26/7. Este é um feito notável, conquistado graças às suas competências/ conhecimentos, claro, mas também ao seu empenho, entusiasmo, curiosidade e participação ativa no mundo que o rodeia, pois em cada país apenas são escolhidos 2 alunos. Agora é aproveitar esta excelente oportunidade.