quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sempre a nossa escola - a ESDR - aumentada e melhorada, claro!

Transeuntes e automobilistas já deram conta das obras de melhoramento da escola, por isso, e, agora, gostaríamos de desvendar alguma informação. 

Após o lançamento da 1ª pedra, a 7 de agosto de 2012, decorreram meses a fio de trabalho, de ruído e de algum transtorno para a comunidade escolar, todavia, a perspetiva de usufruir de uma espaço de trabalho ampliado, reorganizado e moderno faz com que se ultrapassem dificuldades e se aguarde ansiosamente pelo usufruto pleno das instalações.
Em conversa com o CE, presidente e vice presidente, soubemos que o final das obras se prevê para março de 2014. Verificou-se um ligeiro atraso devido a alterações no projeto de especialidades decorrentes de atualizações legais obrigatórias, relembre-se tratar-se de um projeto inicial de 2009.


Mas afinal… com que contamos após todo o processo? Com diversas salas e com três pisos que terão ligação ao edifício mãe através dos pisos térreo e terceiro. Assim, haverá uma área de oficinas com salas técnicas e salas aglomeradas para aulas teóricas; área comum de bar e sala de convívio; biblioteca com respetivas salas de apoio; anfiteatro e áreas de apoio técnico; ginásio específico para prática de ginástica; salas de departamentos e laboratórios de língua, além de salas de informática. Para esta zona passarão ainda os gabinetes de apoio à educação especial assim como salas de direção de turma. Os espaços disponibilizados com as mudanças passarão a salas de aula, o que beneficiará sobremaneira os horários dos discentes, favorecendo sempre o sucesso e a qualidade de vida do nosso estudante.

Um artigo do Projeto "Fora de Portas
"

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Descobrir a Trombastenia de Glanzmann... na ESDR

Uma escola depara-se com diversas situações às quais deve dar a melhor resposta, mesmo que não esteja “preparada” para tal...

Assim, no dia 28 de outubro decorreu a palestra "Descobrir a Trombastenia de Glanzmann... na escola" perante uma plateia de pais, professores e alguns alunos. A Associação Portuguesa de Hemofilia e de Outras Coagulopatias Congénitas (APH) deslocou-se a S. Miguel nos dias 28 e 29 de outubro e alguns elementos daquela associação vieram à ESDR, em virtude de uma aluna da nossa escola ser acompanhada por aquela associação. 
Durante uma hora, a Enf. Marta Moreira abordou as linhas gerais da patologia: como se processa a coagulação do sangue, a hereditariedade e como viver com a Trombastenia de Glanzmann. Trata-se de um distúrbio hereditário raro, que afeta a capacidade das plaquetas sanguíneas se agregarem em torno de um vaso sanguíneo danificado. Deste modo, os doentes têm dificuldades acrescidas na coagulação, originando hemorragias com muita facilidade e frequência.

A aluna do 8ºC Marina Pimentel é portadora desta doença e a APH acompanha-a há já algum tempo.

Assim que foi planeada a vinda de representantes da associação a S. Miguel, a mesma estabeleceu contacto com a mãe da aluna a fim de visitar a ESDR e divulgar a doença em particular aos agentes educativos. A APH fez-se representar através do Vice-Presidente Hilário Moreira, do Tesoureiro Carlos Mota, da Assistente de Direção Patrícia Ferreira e da Enfermeira que proferiu a palestra. Esteve presente ainda uma aluna da Escola Secundária Antero de Quental, também portadora do distúrbio, tendo sido acompanhada pela mãe e pela Presidente do Conselho Executivo daquela escola, Iracema Cordeiro. A Coord. da Equipa de Saúde Escolar da ESDR, Célia Figueiredo, e o Vice-Presidente do CE, Domingos Neto, também marcaram presença  na sessão, inteirando-se de forma mais próxima da situação e, apresentando  disponibilidade total  de apoio e de colaboração quer no referente à patologia em questão quer com a  APH,   embora  a nossa aluna   já usufrua de facilidades que lhe proporcionam um dia a dia mais confortável e tranquilo, como a sua patologia exige. Pais, professores e a mãe da Marina (que tem a oportunidade de acompanhar, diariamente, a filha na escola) puderam trocar impressões sobre o distúrbio, contribuindo-se assim para um melhor conhecimento de como lidar com o problema.



Ana Sousa: diretora da turma 8º C

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

As missões... fora e dentro da escola

De 14 a 18 de outubro, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica promoveu a Semana Missionária cujos objetivos foram: descobrir o significado de Missão dentro da Igreja; conhecer a atividade missionária da Igreja junto dos povos mais pobres; conhecer a realidade social de alguns países do 3º mundo e desenvolver o espírito de solidariedade para com estes povos. Foi apresentado um documentário do canal de TV SIC sobre o trabalho de três missionários portugueses em África ao que se seguiu a oferta aos alunos (dos Missionários Colombianos) de exemplares da revista Audácia. Colaborativamente, alguns alunos venderam calendários, almanaques e agendas das missões junto dos familiares e amigos.
Professor: António Sampaio

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro

A ESDR dinamizou o dia mundial da alimentação

Com certeza! E haja saúde!

À semelhança de anos anteriores, a Equipa de Saúde Escolar da ESDR procedeu, a 16 de outubro, à Comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

Assim, da parte da manhã, procedeu-se à distribuição de salada de fruta a várias turmas, sobretudo do 7.º ano, bem como aos restantes membros da comunidade escolar com a finalidade de sensibilizar para a importância do consumo da fruta. A salada de fruta foi confecionada pelas funcionárias da cantina, utilizando peças de fruta trazidas pelos alunos, além de ananases e bananas gentilmente oferecidos pela cooperativa Profrutos à qual, desde já, muito agradecemos.


Duas enfermeiras da Associação Arrisca procederam ao rastreio de hipo e hipertensão, dos níveis de glicémia e à determinação do IMC (Índice de massa corporal), tendo havido uma participação entusiástica de toda a comunidade escolar. Nas referidas avaliações foram detetados 4 casos de alunos e um adulto, com IMC superior a 30, que serão devidamente encaminhados e orientados para e pelo Gabinete de Saúde Escolar.

A Dra. Cidália Ponte, dietista do Hospital do Divino Espírito Santo, colaboradora assídua neste tipo de iniciativas, proferiu, duas palestras sobre Alimentação Equilibrada, ainda de manhã, para alunos; de tarde, dirigida aos pais e encarregados de educação. A dietista enfatizou a importância de se tomar um bom pequeno-almoço, e de como esta refeição é essencial para os alunos se manterem atentos e concentrados nas atividades letivas, bem como o facto de uma alimentação equilibrada promover o bom desenvolvimento cognitivo e ser um fator de promoção do sucesso escolar.

As atividades desenvolvidas enquadram-se no cumprimento de um dos objetivos da supracitada equipa e do Programa Regional de Saúde Escolar - valorizar a alimentação equilibrada no combate à epidemia - obesidade. 


Ora, estando a sociedade preocupada com os níveis de obesidade atingidos pela população infantil e pelo crescente nº de adultos obesos, tendo já a OMS (Organização Mundial de Saúde) considerado a obesidade: a epidemia do século XXI, estranha-se o facto de ser permitida, pelas autoridades competentes, a venda de produtos açucarados, sem valor nutritivo, à saída da ESDR, apesar de todos os esforços que a escola já envidou no sentido de evitar a situação. 

Aos convidados e a toda a comunidade escolar envolvida os nossos agradecimentos.
 
Equipa de Saúde Escolar

Um artigo do Projeto "Fora de Portas"

sábado, 12 de outubro de 2013

Atividades de exploração da NATUREZA...

Dinâmica e atividade física é o que se pretende e espera de um clube escolar ligado à natureza! 


Assim, o núcleo 2 de Atividades de Exploração da Natureza, da responsabilidade da professora Cesária Magalhães, pertencente ao Clube Escolar Domingos Rebelo, iniciou o seu plano anual de atividades com a ida ao Clube Naval de Ponta Delgada, no dia 12 de outubro com o intuito de os alunos praticarem Canoagem. No dia 19 do mesmo mês efetuou um Trilho Pedestre à Serra Devassa situada na zona das Sete Cidades. Na caminhada, participaram também alguns docentes da nossa escola, ajudando assim no transporte dos alunos. 

Em ambas as atividades, o espírito de grupo e de interajuda foi alcançado, tendo os alunos demonstrado muito empenho e interesse quer na prática do desporto aquático, quer no trilho pedestre. As condições atmosféricas foram bastante boas, acabando por favorecer a atividade em si e o convívio.


É de referir ainda que os alunos inscritos neste núcleo participam semanalmente em dois treinos: Tiro com Arco e Escalada e irão desenvolver ao longo deste ano letivo diversas atividades, sendo a mais próxima a comemoração do Dia da Escola, onde os alunos participarão numa competição interna de Tiro com Arco. 

Professora Cesária Magalhães

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Conselheira Virginia Staab da Embaixada dos E.U.A na ESDR

No dia 9 de outubro, a ESDR recebeu a visita da Conselheira para a Imprensa e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos, Virginia Staab. Gini, tal como é conhecida, encontrou-se com alunos de 3 turmas do 11.º ano de Inglês para lhes falar sobre as novas tendências no mundo do trabalho nos E.U.A.


Assim foram focadas formas de trabalho que se têm mostrado profícuas na criação de postos de trabalho no país de Obama, como o teletrabalho, o trabalho em tempo parcial, ou o trabalho sazonal, que servem tanto a população norte-americana como estrangeiros que desejam aceder profissionalmente a esse mercado.

Estiveram também presentes na sessão alguns alunos que participaram num Youth Camp promovido pela Embaixada, que promove ações junto de alunos do ensino secundário de modo a sensibilizá-los e informá-los sobre a qualidade do ensino universitário nos Estados Unidos e como poderão frequentar o ensino superior num ambiente desafiador do ponto de vista científico e cultural, num mercado competitivo como o dos E.U.A.

Por toda a sua extraordinária capacidade de comunicação, bem como pela sua simpatia e disponibilidade para estar, sempre que possível, em contacto com estudantes da língua inglesa, o nosso "Thank You, Gini!".

Coord. Ing. Ana Lemos

Um artigo do Projeto "Fora de Portas"