quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ler para Ser - Encerramento

Co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o projeto «Ler Para Ser», constante do PAA e da responsabilidade da equipa da Biblioteca/CRE da Escola Secundária Domingos Rebelo, ficou concluído no passado dia 1 de julho.

Depois de, na última semana de aulas, se ter reconhecido a colaboração de todos os alunos do 10.º ano que nele participaram, oferecendo-se, a cada um deles, um certificado de agradecimento, a equipa responsável pela concretização do projeto reuniu todos os professores colaboradores e, numa sessão simples, também lhes mostrou o seu reconhecimento pelo excelente trabalho realizado com os seus alunos, ao logo deste ano letivo.
Com efeito, e conforme tem vindo a ser divulgado, várias foram as obras lidas pelos alunos, acompanhadas de atividades de partilha dessas leituras, supervisionadas pelos professores, sempre conscientes da importância do exercício da crítica no desenvolvimento intelectual de cada um. Os alunos compreenderam o sentido da partilha através da leitura, pois ler um conto, apropriar-se do seu universo fictício e transformá-lo numa realidade lida para os outros foi um desafio que proporcionou muitas aprendizagens. Na verdade criou-se a ilusão de que as leituras foram de mão em mão, despertando interesses diferentes em pessoas diferentes, porque o gosto pela leitura também se semeia. E ler acabou por ser receber e dar, descobrir o gosto por ser cada vez melhor, pois da leitura à apresentação pública instalou-se um processo que permitiu a cada aluno assumir responsabilidades e construir saberes, procedendo, sempre que considerou necessário, à reformulação de trabalhos e à otimização de cada pequeno projeto.
No passado dia 1 de julho, na sessão de encerramento do «Ler Para Ser», e tal como previa a candidatura ao projeto, foi apresentado um cartaz, para a realização do qual contribuíram trabalhos e dizeres de professores e alunos, ilustrando-se, deste modo, o percurso realizado ao longo do ano letivo.
Tratou-se, efetivamente, de um projeto conciliante, por um lado, sempre apoiado pelo Conselho Executivo da Escola Secundária Domingos Rebelo, que sempre se manifestou recetivo às várias iniciativas, por outro, impulsionado pela fundação Calouste Gulbenkian, preocupada em prestar um serviço público efetivo, pois, ao apoiar projetos e atividades da natureza dos aqui referidos, privilegiou a aquisição de novos conhecimentos, o desenvolvimento de competências de leitura importantes ao longo da vida e, sobretudo, provocou, em mais jovens o gosto de ler.
Revelou-se, de facto, um projeto de partilha de saberes entre verdadeiros profissionais do ensino, que souberam, de forma competente e abnegada, chegar à sua essência, orientando os seus alunos nas leituras a realizar, despertando-lhes a imaginação e incentivando-os a dar mais de si aos outros.
Mostrou-se, na verdade, para muitos alunos, um projeto de descoberta de novas sensibilidades, de outras apetências, uma caminhada de crescimento do prazer de ler.
Constituiu-se, para os professores que integravam a equipa dinamizadora, um projeto de desafio às suas capacidades de organização, à sua criatividade e ao seu dinamismo.
Tornou-se, em suma, um projeto encorajador da leitura que deixou, certamente, uma marca positiva em todos os que nele estiveram envolvidos, pois ler nunca é um ato solitário.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Visita de estudo à Gruta do Carvão

No dia 6 de Junho de 2011, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, as turma do 7º E e F fizeram  uma saída de campo à gruta do carvão.
 
A gruta do carvão é uma cavidade de origem vulcânica e localiza-se no poente da cidade de Ponta Delgada. Estende-se por 2500m, repartida por três troços/cavidades principais. O troço que foi visitado por nós foi o Troço do Paím. Possui uma altura máxima na ordem dos 6 m e uma largura média de 5,8 m. A idade desta gruta está compreendida entre 5.000 a 12.000 anos.
 
Ao longo da gruta pudemos observar dois tipos de estalactites, as de proveniência lávica - este tipo de estalactites apresenta uma forma cónica e a superfície lisa resultam da solidificação de pingos de lava e as estalactites secundárias sem forma definida e de cor esbranquiçada. A técnica explicou que eram estruturas muito frágeis e, como tal pois não se podia tocar. Acrescentou que estas estalactites resultavam da acumulação de pingos de água que se infiltravam na gruta.
 
Ao longo do trajecto observamos paredes com um tom avermelhado e/ou alaranjado, devido a infiltração de águas na gruta, balcões lávicos resultantes dos diferentes níveis de escorrência da lava, pontes lávicas e um chão coberto por lavas do tipo a.a..
 
A técnica explicou-nos, a título de curiosidade, que a gruta era utilizada para depositar o lixo de casas de particulares .
 
Nós apreciamos muito mas gostávamos de ter explorado mais extensão no troço.

 



João Sousa nº8 7ºE
Júlio Furtado nº11 7ºE      

À descoberta da Ciência no ExpoLab

Nos dias 6, 9, 15 (fora do horário letivo) e 17 de junho os discentes do 9º ano de  escolaridade realizaram uma Visita de Estudo Guiada e à Descoberta ao ExpoLab – Centro de Ciência de Lagoa, no âmbito dos conteúdos estudados no 3º Ciclo, nas Áreas Curriculares Disciplinares Físico-Química e Ciências Naturais. Os discentes foram acompanhados pelos seus respetivos docentes.
 
A Atividade incluiu uma visita breve às Exposições «O Trilho da Vida» e «Casa Digital» (a montagem e o funcionamento desta segunda exposição foi concebida em parceria com a PT) e uma Atividade Laboratorial com o tema geral Crime Ciência e Investigação.
 
Como se formou a Terra e a Lua? Quando se formou a molécula de ADN? Quando e como apareceu o Homem e que processo evolutivo ocorreu até aos dias de hoje? Na visita à primeira Exposição supracitada os discentes recordaram ou descobriram a resposta a estas questões com um interesse, fascínio e participação construtiva crescente.
 
Como se identifica o ADN de um ser vivo? Como se analisa o grupo sanguíneo? Como se pode identificar um material sólido com base nas suas propriedades químicas? Estas questões foram formuladas e objecto de estudo nas atividades laboratoriais desenvolvidas. De uma forma divertida e denotados entusiasmo e envolvimento, os discentes acolheram e responderam aos desafios lançados. Realizaram as atividades propostas com interesse e concentração.
 
Merece relevo a metodologia dinâmica e construtiva com a qual o ExpoLab soube sensibilizar e despertar a curiosidade e interesse dos discentes.
 
De salientar ainda o reforço da interação entre os saberes de Físico-Química e Ciências Naturais, no que concerne quer às exposições, quer às atividades laboratoriais.
 
A Visita de Estudo foi apreciada e considerada interessante pelos discentes. Permitiu a partilha de ideias e a consolidação de atitudes inerentes ao trabalho em Ciência, contribuindo para fomentar o gosto pelas Ciências Experimentais, em particular a Química e a Biologia, e o enriquecimento da literacia cultural e científica. Portanto, os objectivos visados foram atingidos.
 
Os docentes que leccionam a Área Curricular Disciplinar Físico-Química agradecem a receptividade, simpatia e generosidade que receberam por parte do ExpoLab e das docentes de Ciências Naturais acompanhantes.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Hábitos de consumo

No final deste ano lectivo, os alunos de Economia A e de Economia B organizaram uma exposição cujo objectivo era sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de modificarmos alguns dos nossos hábitos de consumo. Foram apresentadas duas situações distintas: uma casa de uma família consumista e outra de uma família consumerista.
A casa consumista retratava um consumo exagerado, indiscriminado e, muitas vezes, perigoso para a saúde característico da nossa sociedade cuja vida é comandada pela moda, pela publicidade e pela inovação tecnológica.
A casa consumerista reproduzia um consumo consciente, criterioso e amigo do ambiente. Representava uma atitude racional face ao consumo em que a qualidade de vida é baseada na racionalidade económica – maximizamos a satisfação das nossas necessidades sem desperdiçarmos recursos, controlando assim a Escassez e potenciando as capacidades de sobrevivência das gerações futuras.
Apelamos para que todos optem por ser consumeristas, o consumo (aquisição de bens e serviços para satisfazermos as nossas necessidades) tem de ser um acto ponderado e não impulsivo, racional e não exagerado. As nossas escolhas como consumidores têm grande importância para a nossa vida e para a vida das gerações futuras, escolha ser consumerista , diga não ao consumismo.

Automação e Computadores

Na demonstração de actividades a desenvolver no Curso Profissional de Electrónica, Automação e Computadores (TEAC)- nível IV - com equivalência ao 12ºano, a abrir no próximo ano lectivo na ESDR, os alunos do Curso Profij de Instalação e Reparação de Computadores (IRC)-nível III, elaboraram um projecto de Controlo de Temperatura, baseado num Micro-Controlador, a exemplificar a componente de Electrónica e Automação do Curso TEAC. Também apresentou-se o método de fabrico das Placas de Circuito Impresso, desde a fase de Design até ao produto final, passando pela Programação.

A apresentação veio mostrar a crescente envolvência entre as áreas de Electrónica, Automação e Computadores, uma aposta de Futuro.